sexta-feira, 7 de novembro de 2014

PLANO DE AULA - ORAÇÕES SUBORDINADAS E COORDENADAS

GUILHERME PARADA PINHEIRO, LUCÉLIA DA SILVA COELHO  E MARCELO FUJISAKA

OBJETIVOS GERAIS

Estimular o senso crítico do aluno e a capacidade de análise das estruturas morfossintáticas, em funcionamento na língua.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Desenvolver a capacidade de reflexão crítica sobre conceitos tradicionais e modernos da morfossintaxe  e sobre metodologia mais funcional de ensino.
Fazer o aluno reconhecer que para cada função sintática existe uma estrutura arbórea.

METODOLÓGICA
Metodologia:
Livro didático: como base para a leitura e prática de exercícios de todo o conteúdo das
unidades.
Tele-aulas: aulas expositivas complementares ao conteúdo de cada unidade.
Ambiente Virtual de Aprendizagem: atividades práticas, conteúdo completo e complementar,
espaço de interação e discussão no Fórum.

CONTEÚDO PRAGMÁTICO
conceituação e estrutura arbórea das orações de período composto: coordenadas e subordinadas.


MATERIAL DIDÁTICO
Livros, textos, lousa, giz

AVALIAÇÃO
2 provas bimestrais
Avaliação da participação do aluno em sala de aula pelo professor


DURAÇÃO
3 horas / aula por semana

BIBLIOGRAFIA
SILVA, Maria Cecilia Soua e KOCH, Ingedore Villaça, Linguistica Aplicada ao Portugues (Sintaxe), Cap. 3, 2009. 
SAUTCHUK, Inez. Prática de Morfosintaxe – Como e por que aprender análise (morfo) sintática Cap 4, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário