Estimular o senso crítico do aluno e a capacidade de análise das estruturas morfossintáticas, em funcionamento na língua.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Desenvolver a capacidade de reflexão crítica sobre conceitos tradicionais e modernos da morfossintaxe e sobre metodologia mais funcional de ensino.
Fazer o aluno reconhecer que para cada função sintática existe uma estrutura arbórea.
METODOLÓGICA
Metodologia:
Livro didático: como base para a leitura e prática de exercícios de todo o conteúdo das
unidades.
Tele-aulas: aulas expositivas complementares ao conteúdo de cada unidade.
Ambiente Virtual de Aprendizagem: atividades práticas, conteúdo completo e complementar,
espaço de interação e discussão no Fórum.
CONTEÚDO PRAGMÁTICO
conceituação e estrutura arbórea das orações de período composto: coordenadas e subordinadas.
MATERIAL DIDÁTICO
Livros, textos, lousa, giz
AVALIAÇÃO
2 provas bimestrais
Avaliação da participação do aluno em sala de aula pelo professor
DURAÇÃO
3 horas / aula por semana
BIBLIOGRAFIA
SILVA, Maria Cecilia Soua e KOCH, Ingedore Villaça, Linguistica Aplicada ao Portugues (Sintaxe), Cap. 3, 2009.
SAUTCHUK, Inez. Prática de Morfosintaxe – Como e por que aprender análise (morfo) sintática Cap 4, 2010.
SAUTCHUK, Inez. Prática de Morfosintaxe – Como e por que aprender análise (morfo) sintática Cap 4, 2010.
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