domingo, 2 de novembro de 2014

PLANOS DE AULA SOBRE FUNÇÃO SINTATICA, PAPEL TEMATICO E TIPOS DE ORAÇÃO


PAPEL TEMÁTICO
OBJETIVOS GERAIS

Estimular o senso crítico do aluno e a capacidade de análise das estruturas morfossintáticas, em funcionamento na língua.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Desenvolver a capacidade de reflexão crítica sobre conceitos tradicionais e modernos da morfossintaxe  e sobre metodologia mais funcional de ensino.
Fazer o aluno reconhecer que para cada função sintática existe um papel temático.

METODOLÓGICA
Metodologia:
Livro didático: como base para a leitura e prática de exercícios de todo o conteúdo das
unidades.
Teleaulas: aulas expositivas complementares ao conteúdo de cada unidade.
Ambiente Virtual de Aprendizagem: atividades práticas, conteúdo completo e complementar,
espaço de interação e discussão no Fórum.

CONTEÚDO PRAGMÁTICO
Relações semânticas que surgem das relações sintáticas


MATERIAL DIDÁTICO
Livros, textos, lousa, giz

AVALIAÇÃO
2 provas bimestrais
Avaliação da participação do aluno em sala de aula pelo professor


DURAÇÃO
3 horas / aula por semana

BIBLIOGRAFIA
PERINI, Mário A. Gramática descritiva do português. São Paulo – ÁtiCa.

TIPOS DE ORAÇÃO

OBJETIVOS GERAIS
Estudar as orações e a sua força ilocucionária

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Estrutura das orações
Sua força ilocucionária

METODOLOGIA
Aulas expositivas, dinâmica de grupo, pesquisas, atividades práticas em classe.

MATERIAL DIDÁTICO
Textos xerocados, livros, pesquisas on line.

AVALIAÇÃO
Provas bimestrais, participação do aluno em sala de aula e atividades que valem pontos.

DURAÇÃO
4 horas semanais / 80 horas/ aula semestral

BIBLIOGRAFIA
PERINI, Mário: GRAMÁTICA DESCRITIVA DO PORTUGUES, Cap 6: A ORAÇÃO SIMPLES, Pp 61- 91

FUNÇÃO SINTATICA

OBJETIVOS GERAIS
Estudar e analisar o conceito da função sintática do sujeito
 SUJEITO  A gramática tradicional normalmente refere-se ao sujeito como “um termo essencial na oração”. Essa definição pressupõe valor semântico e, como acabamos de verificar, há orações em que o sujeito pode estar ausente, por isso questionamos como ele pode ser um termo essencial. Há também alguns gramáticos que utilizam o método de se perguntar “quem” ou “o que” para se descobrir o sujeito da oração. No entanto, podemos obter como resposta o objeto (e não o sujeito) dessa oração. Partindo do princípio de que o sujeito é uma noção gramatical e, portanto, enquanto sintagma, articula-se ao verbo da oração, concordando com ele em tempo/modo, número/pessoa, sugerimos a metodologia adotada por Sautchuk (2010) em seu manual didático.  Primeiramente, a autora ressalta a natureza substantiva do sujeito, visto que é sempre representado por um sintagma nominal. Em seguida, destaca a posição primeira na estrutura S V C. Essas duas características morfossintáticas são essenciais para um reconhecimento prévio do sujeito na oração.

Simples
Quando possui um só núcleo.

Composto
Quando possui mais de um núcleo.

Oculto, desinencial ou implícito

Por elegância ou concisão, o sujeito simples não aparece expresso na oração, mas pode ser facilmente identificado pela desinência verbal.

Sujeito indeterminado
Quando a informação contida no predicado refere-se a um elemento que não se pode (ou não quer) identificar.

    a) O verbo está na terceira pessoa do plural e não há sujeito expresso na oração, nem é possível identificá-lo pelo contexto.
    b) o verbo está na terceira pessoa do singular, seguido do índice de indeterminação do sujeito se.
        OBS.: Só há índice de indeterminação do sujeito com verbo transitivo indireto.

Oração sem sujeito
Quando a informação veiculada pelo predicado não se refere a sujeito algum.

    a) verbos que exprimem fenômeno naturais (chover, ventar, anoitecer...)
    b) os verbos fazer, ser, estar na indicação de tempo cronológico ou clima.
    c) O verbo haver no sentido de existir ou indicando tempo transcorrido.
        OBS.: O verbo existir não é impessoal. Logo, ele possuirá sujeito expresso na oração, concordando com ele.
Avaliação crítica:
Para identificar o sujeito basta fazer a pergunta o que antes do verbo(critério sintático), sujeito é o ser ao qual se atribui a idéia contida no predicado (critério semântico).
 Exemplo: Pedro comprou bananas.
Pergunta: Pedro comprou bananas? Sim ELE comprou, então identificado o sujeito.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Estrutura das orações
Estudo do Sujeito

METODOLOGIA
Aulas expositivas, dinâmica de grupo, pesquisas, atividades práticas em classe.

MATERIAL DIDÁTICO
Textos xerocados, livros, pesquisas on line.

AVALIAÇÃO
Provas bimestrais, participação do aluno em sala de aula e atividades que valem pontos.

DURAÇÃO
4 horas semanais / 80 horas/ aula semestral

BIBLIOGRAFIA
SAUTCHUK, Inez. Prática de Morfosintaxe – Como e por que aprender análise (morfo) sintática (2010).

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